A nossa história...

Foi no início da década de 1920 que Tomás Afonso da Rocha, cidadão desta freguesia, de Vitorino das Donas, motivado pelo interesse e um enorme gosto pela actividade musical, vai, com a ajuda de seu pai, António Afonso da Rocha, aprender música para a freguesia vizinha de Lanheses, onde existia, na altura, uma orquestra na qual acabou por ficar algum tempo como músico até que chegou a regente da mesma.
Mais tarde, e já com formação musical, empenha-se na criação da sua própria Orquestra. Cativa o interesse de alguns conterrâneos e amigos, ensina-lhes a música e a prática de vários instrumentos. É então que, no início do ano de 1922, dá início à conhecida “Orquestra das Donas”, tendo-se tornado fundador e primeiro Maestro.
No entanto a vida não está fácil e à semelhança de muitos outros na época Tomás decide emigrar para o Brasil, deixando a Orquestra a cargo de seu irmão Joaquim. Porém, mais tarde também Joaquim se sente obrigado a emigrar para o Brasil deixando a Orquestra por algum tempo sem líder, causando uma interrupção nas suas actividades. É nessa altura, em 1937, que António Sampaio já com 22 anos assume a direcção da Orquestra e faz um trabalho notável, imprimindo um dinamismo de características próprias até ao ano de 1989.
No Brasil, Tomás, já com saudades, não esquece a Orquestra e organiza uma recolha de fundos, obtendo para a mesma uma boa quantia em dinheiro, cerca de 3.500$00, que à data era muito dinheiro.
Com as novas exigências legais e a possibilidade de candidatura a subsídios, forma-se uma Associação sem fins lucrativos, ficando na escritura e registo dos seus estatutos a denominação de: Grupo Cultural Musical de Vitorino das Donas, em 6 de Julho de 1987. Alterado entretanto, em 2002, para Grupo Cultural Musical Orquestra de Vitorino das Donas.
Com uma nova estrutura de órgãos administrativos eleitos, António Sampaio ainda conduz a Orquestra por mais dois anos. Na impossibilidade de continuar o seu trabalho, toma conta da Direcção Musical, em 1989, António Óscar Torres e João Norberto, que em conjunto conduzem o destino da Orquestra até ao ano de 1992. Desde então, até meados de 1995 o maestro da Orquestra foi Óscar Torres.
É nesta altura, com a associação devidamente organizada, que se faz um plano de actividades ambicioso. Cria-se e organiza-se a escola de música que ensina e dá formação a dezenas de jovens; percorre-se a freguesia para que ao menos uma pessoa em cada casa entre para sócio, dando a possibilidade de alternância nos órgãos directivos e também para que haja um rendimento anual; economizaram-se verbas com a ajuda dos sócios activos para que se possa comprar um terreno para futuras instalações. Foi também um objectivo de toda a direcção, principalmente do seu presidente Moisés Afonso da Rocha, que a tuna entrasse em todas as casas da freguesia aquando do acompanhamento do compasso pascal, o que veio a ser cumprido em pleno.
Com a mudança de direcção, legitimamente eleita, muda-se também o maestro e cria-se o cargo de Director Artístico. É então, que de 1995 a 1998 fica de maestro João Maria Carvalho, dando sequência a todo o trabalho até aí desenvolvido, reorganizando a escola de música, deu início também aos concertos públicos.
Após 1998, depois de uma grande turbulência e desorientação, Óscar Torres retoma a direcção musical e, em conjunto com novos directores, envolve-se num plano de reestruturação e luta pela não extinção da Associação encontrando, nesta altura, na escola de música a única esperança para Orquestra.
No ano de 2000, a direcção de então tomou a iniciativa de dar a conhecer a música tradicional das Donas através de grandes concertos musicais e concretizou um feito notável, que nos enche de orgulho. A 9 de Fevereiro de 2003, gravou um CD com as mais belas músicas da tradição pascal desta freguesia, o sucesso de tal feito e o objectivo de manter viva a música genuína já ultrapassou todas as expectativas com a sua venda ao ponto de estarmos a organizar um segundo CD.
Esta Associação conta actualmente com 428 sócios inscritos, 52 são elementos activos, dos quais 33 têm formação musical. Tem ainda a escola de música uma média 12 alunos.
As actividades deste Grupo são várias, como, abrilhantar actos religiosos desde casamentos, missas de festa, missas particulares e procissões. Com a Tuna de diversão alegra o Compasso Pascal e também realiza concertos instrumentais, onde se toca música clássica e contemporânea, dando maior destaque às músicas com tradição na freguesia.
É de salientar, que desde sempre todos os elementos desta Orquestra têm sido amadores e com elevado gosto pela actividade musical e pela música criada na região, em especial na freguesia, onde existem partituras originais ou com arranjos de Tomás Afonso, Joaquim Afonso, António Sampaio, José Cerqueira, Óscar Torres, Daniel Torres e César Torres.
Este grupo conta já com muitas actuações de relevo, como por exemplo, a ida à Expo’98, a ida por três vezes ao Teatro Diogo Bernardes, uma delas a 1 de Julho de 2006 no âmbito do espectáculo "All together for Carolina", é ainda de referir a importante ida a Espanha onde actuou no Mosteiro de Santiago em Allariz, Orense, esteve ainda na sede de junta de Bertiandos, nos Salões Paroquiais de Freixo e Facha, assim como, vários concertos na Igreja Paroquial e na Sede de Junta da Freguesia de Vitorino das Donas.
Por último, mas não menos importante, é de salientar que levamos em curso a construção da nossa sede depois de termos adquirido o terreno a 3 de Junho de 2005.
É desejo desta Associação, que esta Orquestra ajude a manter bem viva as suas tradições assim como a música tradicional e genuína das Donas.

Óscar Torres